sábado, 10 de março de 2012

A origem da filosofia

A palavra filosofia:
A palavra filosofia é grega. É composta por duas outas: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábios. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: O que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim, filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita. Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos (que viveu no século V antes de cristo) a invenção da palavra filosofia. Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos Deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos. 


A filosofia é grega:
A filosofia, entendida como aspiração ao conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações, da origem e causas das ações humanas e do próprio pensamento, é um fato tipicamente grego. Evidentemente, isso não quer dizer, de modo algum, que os outros povos, tão antigos quanto os gregos, como os chineses, os hindus, os japoneses, os árabes, ... não possuam sabedoria, pois possuíam e possuem. 


Quando se diz que a filosofia é um fato grego, o que se quer dizer é que ela possui certas características, apresenta certas formas de pensar e de exprimir os pensamentos, estabelece certas concepções sobre o que sejam a realidade, e pensamento, a ação, as técnicas, que são completamente diferentes das características desenvolvidas por outros povos e outras culturas.


A filosofia é um modo de pensar e de exprimir os pensamentos que surgiu especificamente com os gregos e que, por razões históricas e políticas tornou-se, depois, o modo de pensar e de se exprimir predominantemente da chamada cultura europeia ocidental, da qual, em decorrência da colonização portuguesa do Brasil, nós também participamos. Através da filosofia os gregos instituíram para o Ocidente Europeu as bases e os princípios fundamentais do que chamamos razão, racionalidade, ciência, ética, política, técnica e arte.


O nascimento da filosofia:
Os historiadores da filosofia dizem que ela possui data e local de nascimento: Final do séculos VII e início do século VI antes de cristo, na cidade de Mileto. E o primeiro filósofo foi Tales de Mileto. Além de possuir data e local de nascimento e de possuir seu primeiro autor, a filosofia também possui um conteúdo preciso ao nascer: É uma cosmologia (ordem + pensamento racional, discurso racional, conhecimento) Assim, a filosofia nasce como conhecimento racional da ordem do mundo ou da natureza. 


Século XIX: A filosofia sendo como o "Milagre Grego":
- Que a filosofia surgiu de forma inesperada e espantosamente na Grécia, sem que nada anterior a preparasse;
- Que a filosofia foi um acontecimento espontâneo, único e sem par, como é próprio de um milagre.


35ª postagem... Espero que vocês gostem!


Abençoado (a) Seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário