segunda-feira, 12 de março de 2012

Filosofia na História e o surgimento das ciências

Como todas as criações e instituições humanas, a filosofia está na História e tem uma história.
Está na História: A filosofia manifesta e exprime os problemas e as questões que, em cada época de uma sociedade, os homens colocam para si mesmos, diante do que é novo e ainda não foi compreendido. A filosofia procura enfrentar essa novidade, oferecendo caminhos, respostas e, sobretudo, propondo novas perguntas, num diálogo permanente com a sociedade e a cultura de seu tempo, do qual ela faz parte. 
Tem uma história: As respostas, as soluções e as novas perguntas que os filósofos de uma época oferecem tornam-se saberes adquiridos que os outros filósofos tentaram resolver, seja aproveitando o passado filosófico ou criticando-o. Além disso, as transformações nos modos de conhecer podem ampliar os campos de investigação da filosofia, fazendo surgir novas disciplinas filosóficas, como também podem diminuir esses campos, porque alguns de seus conhecimentos podem desligar-se delas e formar disciplinas separadas. 
Assim, por exemplos, a filosofia teve seu campo de atividade aumentado quanto, no século XVIII, surge a filosofia da arte ou estética; no século XIX, a filosofia da história; no século XX, a filosofia das ciências e a filosofia da linguagem. Por outro lado, o campo da filosofia diminuiu quando as ciências particulares que dela faziam parte foram-se desligando para construir suas próprias esferas de investigação. É o que acontece, por exemplo, no século XVIII, quando se desligam da filosofia a biologia, a física e a química; e, no século XX as chamadas ciências humanas (psicologia, antropologia, história).
Pelo fato de estar na História e de ter uma história, a filosofia costuma ser apresentada em grandes períodos que acompanham, às vezes de maneira mais próxima, às vezes de maneira mais distante, os períodos sem que os historiadores dividem a História da sociedade ocidental.


37ª postagem ... Espero que vocês gostem!


Abençoado (a) Seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário